O custo do desconhecimento
Atualmente o mercado brasileiro de cervejas especiais vem passando por momentos desafiadores, ao mesmo tempo que cervejarias se destacam com suas cervejas premiadas, outras simplesmente estão deixando de existir, colocando todos seus equipamentos à venda. Você já se perguntou por que isso vem acontecendo?
O mercado brasileiro de cervejas especiais é relativamente novo, e o seu crescimento ao longo dos últimos anos tem sido expressivo, tanto em número de microcervejarias, quanto em volume de produção. No entanto, aumenta também o número de empreendimentos fechando e de equipamentos usados à venda. Alguns fatores aceleraram esses eventos e aqui podemos listar: A pandemia da COVID-19, o investimento em um segmento onde o empreendedor não possui conhecimento, falta de padronização e de qualidade do produto, cervejarias sem controle efetivo de custos, investimento em equipamentos inadequados, cervejas que não atendem o gosto dos clientes, localização da cervejaria, má gestão do negócio, falta de auxílio contábil de qualidade.
É importante olharmos para a cultura do nosso país, investimos muito pouco tempo no planejamento e vamos direto para a execução. Um planejamento consistente antecipa as principais ações e evita o desperdício de recursos. O fato é que um bom plano de negócios evitaria muitos negócios fracassados e eliminaria muitas dores de cabeça.
Quando achamos que contratar um especialista no segmento é caro, isso já é um sinal de que estamos nos arriscando em um ambiente desconhecido e as chances de sucesso diminuem proporcionalmente.
A percepção de valor para o conhecimento teórico e prático ainda é muito baixa no Brasil. Existem profissionais excelentes no mercado, que possuem uma expertise fantástica sobre os erros e acertos do mercado cervejeiro. Contratar o auxílio de profissionais com esse talento é um investimento que vai fazer o seu negócio mudar de patamar.
O ideal é contratar um especialista cervejeiro para que as definições de tamanho da estrutura fabril, em função do mercado que deseja atender (volumes, produtos, embalagens), sejam previstas adequadamente, e isso evita que você utilize recursos de tempo e dinheiro onde não são necessários.
Nesta etapa defina quais equipamentos são os mais viáveis para o empreendimento, e mais do que nunca, uma avaliação técnica e isenta de um especialista faz toda a diferença.
É importante ser um profissional isento pois, em muitos casos, existem profissionais que indiretamente são representantes de alguns fabricantes e acabam pensando apenas na comissão que irão receber pela venda do equipamento. O profissional contratado precisa apresentar um relatório com uma avaliação técnica de cada uma das opções selecionadas, qual o custo de produção por litro de cerveja produzido, qual a eficiência energética de cada equipamento, qual o custo total de instalação para que a planta esteja produzindo.
A etapa de produzir cerveja é a melhor e relativamente a “mais fácil” de todo o processo. Porém para que você obtenha resultados satisfatórios na cervejaria, os pontos abaixo são de suma importância e devem ser levados em consideração:
- Padronização do processo de produção de cerveja;
- Existência de um laboratório para análises microbiológicas, físico-químicas e sensoriais;
- Processos definidos de limpeza e sanitização da planta;
- Definição das instalações e equipamentos corretos;
- Conhecimento profundo do mercado onde vai atuar;
- Ter o suporte de um escritório de contabilidade competente e com conhecimento do segmento
- Ter o suporte de um responsável técnico comprometido
Então, antes de investir em um negócio novo, é importante buscar auxílio de profissionais com experiência, pois as chances de sucesso serão muito maiores.
E ao comprar equipamentos usados, investigue o motivo da venda: estão à venda porque não atendiam a necessidade da cervejaria? Por que o custo de produção era muito alto, pelo baixo rendimento? Por que a cervejaria está expandindo e precisa de equipamentos de maior porte?
Não caia em armadilhas, avalie muito bem cada passo dado, o preço a ser pago por uma decisão errada pode custar todo o seu investimento.
Por :
Autora: Juliana Moroni Bianchi
Coautor: Matthias Reinold
Siga-nos nas Redes sociais: